A broinha de fubá com erva-doce é um quitute típico de Minas Gerais e Goiás, onde é preparada com fubá de canjica, praticamente desconhecido no resto do país, como explica a nutricionista Neide Rigo, do blog Come-se.
Veja abaixo como fazer e deleite-se com essa delícia acompanhada de manteiga, geléia ou marmelada. E claro: um café passado na hora, de preferência no coador de pano.
Ingredientes
2 xícaras de fubá de milho
amarelo (ou branco)
1,5 xícara de polvilho doce
3,5 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
½ xícara de óleo
1 colher (sopa) de erva-doce
½ colher (chá) de sal
5 ovos pequenos
1 colher (sopa) de fermento em pó
Fubá (para polvilhar)
Modo de preparo
Peneire juntos o fubá e o polvilho. Reserve.
Coloque numa panela com o leite, o açúcar, o óleo, a erva-doce e o sal.
Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, até formar um angu bem duro (não se assuste se grumos começarem a se formar. É só continuar mexendo e tudo dará certo.
Espere esfriar, passe para a tigela da batedeira e vá juntando os ovos já mexidos, aos poucos, e batendo sem parar. Junte o fermento em pó e bata para misturar bem.
Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe com fubá. Coloque um pouco de fubá dentro de uma xícara de fundo redondo e coloque uma colher (sopa) rasa da massa dentro dela.
Agora, chacoalhe rodando a massa até que ela se transforme numa bolinha. Isto é feito porque a massa é meio molinha para ser enrolada nas mãos. Vá colocando na assadeira, deixando um espaço entre elas. Leve para assar em forno bem quente, por cerca de 50 minutos ou até que elas fiquem douradas e firmes (como um bolo). Rende: cerca de 60 unidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário