domingo, 2 de setembro de 2012

Receita do chef Jamie Oliver: Ketchup caseiro

Receita de Ketchup caseiro Ingredientes: 4 cebolas descascadas e picadas ½ funcho, aparado e picado 1 talo de aipo, aparado e picado Azeite extravirgem a gosto 1 pedaço de gengibre descascado e picado 4 dentes de alho ½ pimenta tipo dedo de moça, sem sementes e picada Manjericão fresco, o quanto baste 1 colher de sopa de sementes de coentro Sal 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino moída 1 quilo de tomate cereja 1 lata de molho de tomate picado 250ml de vinagre de vinho tinto 200g de açúcar mascavo Modo de preparo: Coloque todos os vegetais numa frigideira grande de fundo grosso com uma boa quantidade de azeite, mais gengibre, alho, pimenta, talos de manjericão e sementes de coentro. Tempere com pimenta-do-reino e uma boa pitada de sal. Cozinhe em fogo baixo por 10 a 15 minutos até ficar macio. Acrescente todos os tomates e uma xícara e meia de água fria. Deixe ferver até o molho ficar reduzido à metade. Acrescente folhas de manjericão e passe o molho por um processador ou liquidificador. Coloque o molho numa panela limpa e acrescente o vinagre e o açúcar. Aqueça o molho e deixe ferver para reduzir e ficar com a consistência mais grossa, de ketchup. Essa é a hora de provar e corrigir o sal. Com o auxílio de um funil coloque o ketchup em recipiente esterilizados, feche bem e mantenha na geladeira - deve estar bom para consumo por até seis meses.

Azeite de manjericão

Ingredientes 450 ml de azeite de oliva extra-virgem de boa qualidade 1 colher (chá) de pimenta do reino moída grosseiramente 1 punhado de manjericão fresco picado 1/2 colher (chá) de sal grosso 1 pitada de pimenta calabresa em flocos Modo de preparo 1Em uma vasilha média, misture o azeite de oliva, a pimenta do reino moída, o manjericão, o sal grosso e a pimenta malagueta. 2Deixe apurando por 1 hora, antes de servir.

Pulseira de Bijuteria

PASSO A PASSO PANO DE COPA EM PATCHWORK COM A ARTESÃ JACKIE LOBATO

Sabonete líquido e em barra

LÍQUIDO Material : 1 litro de concentrado para sabonete líquido; 4 litros de água mineral; Corante cosmético a base de água; 100ml de essência 100ml de extrato glicólico; Anfótero; Dosador de líquidos; Espátula de silicone ou plástica; Recipiente para misturar; Frascos para colocar o sabonete líquido Modo de fazer: No recipiente coloque o litro de concentrado para sabonete líquido e os 4 litros de água; misture bem; Coloque o corante aos poucos até ficar na cor desejada. Coloque a essência, o extrato e mexa bem para homogeneizar; Agora o sabonete está bem líquido, pois o pH do sabonete está baixo/ácido pelo acréscimo das propriedades de pH ácido; Coloque o anfótero (alcalino) aos poucos, para regular o pH. Vá colocando devagar e mexendo; vá diminuindo a quantidade do anfótero e sempre mexa até conseguir elevar o pH e deixar o sabonete espesso e viscoso; Nosso sabonete líquido está pronto, mas você deve deixa-lo descansar por 24 horas, para que saia toda espuma. A espuma não nos permite ter certeza de que nosso sabonete está homogêneo e com a viscosidade desejada. Aguarde mais 4 horas e coloque nos frascos desejados. Dependendo do frasco você pode utilizá-lo no lavabo, na necessaire, formando kits para presentes e lembranças. BARRA Material: 160gr. de base glicerinada branca 90gr. de base glicerinada transparente 20ml de lauril líquido 15ml de extrato glicólico de limão 30ml de essência de laranja Forma de Silicone “meia laranja” Corantes cosméticos nas cores: amarelo; laranja; verde Pincéis macios Dosador de líquidos Fogão elétrico Panela esmaltada Espátula plástica Faca de inox Modo de fazer: Pique as bases glicerinadas em cubos, coloque na panela esmaltada e leve ao fogão elétrico para derreter. Quando estiver totalmente derretida, retire do fogo e acrescente o lauril, a essência e o extrato glicólico; misture bem. Despeje devagar na forma de silicone. Espere solidificar e desenforme. Faça a pintura com os corantes. Aguarde um tempinho para “secagem” e embale. Elzeli França

Blusa roxa de renda – Renda Tricô Amor Perfeito

MATERIAIS: Renda Tricô Amor Perfeito: 1 novelo na cor roxa (2566); - Cléa 5: 2 novelos na cor roxa (6201); - Agulha para crochê Círculo 2,5mm. Ponto utilizado: Correntinha (corr.). Meio ponto (m.p.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem. todos os p.. Amostra – Um quadrado de 10 cm em m.p. com o fio cléa e a ag. nº 2,5 = 21 p. x 15 carr. Execução: Frente e Costas – São iguais começando pela parte inferior da blusa. Corte a Rendas Tricô nas seguintes medidas: 2 pedaços com 44 furos, 2 pedaços com 30 furos, 2 pedaços com 45 furos e 1 pedaço com 21 furos. Costure os dois pedaços da renda com 44 furos, sobrepondo as flores de uma tira aos furos da outra tira. Em seguida feche em circulo, costurando as laterais da renda. Com a ag. de crochê e o fio Cléa trabalhe uma carr., fazendo 4 m.p. no furo da renda e uma corr. entre um furo e outro. Continue em m.p. por mais 8 carr., faça na 1ª carr. 1 m.p. na corr. da carr., anterior (= 220 m.p.). Terminado este trabalho deixe á espera. Costure os dois pedaços da renda com 30 furos do mesmo modo que as duas tiras anterior. Costure esta renda sobrepondo ao crochê do trabalho à espera. Com a ag. de crochê e o fio Cléa trabalhe uma carr., fazendo 4 m.p. no furo da renda e uma corr. entre um furo e outro. Continue em m.p. por mais 8 carr., faça na 1ª carr. 1 m.p. na corr. da carr., anterior (= 150 m.p.). Terminado este trabalho deixe á espera. Costure os dois pedaços da renda com 45 furos do mesmo modo que as duas tiras da 1ª união. Meça 45 cm da renda e costure sobrepondo em metade do trabalho à espera. Costure a renda também na outra metade porem deixando a sobra da renda de cada lado da renda costurada para formar as mangas, e a pala da blusa. Obs: A renda deve ser costurada sem esticar em todo o trabalho, ajustando o crochê ao tamanho da renda. Com a ag. de crochê e o fio Cléa trabalhe uma carr., fazendo 4 m.p. no furo da renda e uma corr. entre um furo e outro. Continue em m.p. por mais 8 carr., faça na 1ª carr. 1 m.p. na corr. da carr., anterior (= 225 m.p.). Distribua 15 dim. a intervalos regulares em cada uma das seguintes carr.: 3ª, 4ª, 5ª e 6ª carr.. Na 9ª carr., distribua mais 10 dim. (ficam 155 m.p.). Terminado este trabalho deixe á espera. Costure em circulo a renda com 21 furos e em seguida costure no trabalho à espera (na pala), sobrepondo a renda ao crochê. Com a ag. de crochê e o fio Cléa trabalhe uma carr., fazendo 4 m.p. no furo da renda e uma corr. entre um furo e outro, faça mais uma carr. de m.p. fazendo 1 m.p. na corr. da carr., anterior (= 105 m.p.) e rem. Tamanho – 38/40 caso queira maior aumente o comprimento e largura.

Casaquinho Bege e Ferrugem – Fio Florata

Casaquinho Bege e Ferrugem – Fio Florata {lang: 'pt-BR'}Materiais: • Fio Cisne Florata: 8 novelos na cor 253 (bege e ferrugem); • Agulha para tricô Corrente Milward nº 8; • Agulha Tapestry Corrente Milward nº 18 para as costuras; •4 botões Criação: Paula Cappelli Saad para Coats Corrente Execução: Keila Carvalho Tamanho: 40/42 Tensão do ponto: 10 x 10 cm = 10 p. x 14 carr. (medidos sobre o p.m.). Abreviaturas e pontos empregados: p.- ponto(s), ag.- agulha, m. – meia, t.- tricô, carr.- carreira(s), rep.- repita, trab.- trabalhe, nov.- novelo, j. – junto, laç. – laçada, casa para o botão – 2 p. j. em m., laç.. P. fantasia: 1ª carr. (direito): *3 m., 3 t.*, rep. de *a* até o final da carr.; 2ª carr. e todas as pares (avesso): em t. Rep. sempre essas 2 carr.. Execução: •Costas: Monte 81 p. na ag. e trab. em p. fantasia. A 30 cm desde o início, arremate dos 2 lados a cada 2 carr., para a formação das cavas, 1 vez 3 p., 1 vez 2 p. e 1 vez 1 p.. A 20 cm desde o início da cava arremate os p. restantes de uma só vez. •Frente direita: Monte 45 p. na ag. e trab. igual às costas e fazendo 4 casas para botão na lateral direita sendo a 1ª a 2 cm, a 2 ª a 15 cm, a 3ª a 28 cm e a 4ª a 41 cm desde o início arrematando para a cava somente na lateral esquerda. A 12 cm desde o início da cava, arremate na lateral direita a cada 2 carr., para a formação do decote, 1 vez 4 p., 3 vezes 1 p.. A 20 cm desde o início da cava arremate todos os p. de uma só vez. •Frente esquerda: Trab. igual à frente direita invertendo a lateral dos arremates. •Manga: Monte 39 p. na ag. em p. fantasia aumentando nos 2 lados a cada 10 carr., 9 vezes 1 p.. A 48 cm desde o início arremate nos 2 lados a cada 2 carr., para o arredondado da manga, 1 vez 5 p., 1 vez 2 p. e 8 vezes 1 p. e a cada 3 carr. 3 vezes 1 p., 1 vez 2 p. e 1 vez 3 p.. Arremate os p. restantes de uma só vez. Montagem e acabamento: Una os ombros e as laterais, frentes e costas. Feche as mangas e pregue-as ao redor das cavas. •Gola: Levante 45 p. distribuídos uniformemente ao redor do decote e trab. 14 cm em p. fantasia para o lado interno do casaco e arremate. Pregue os botões