quarta-feira, 27 de julho de 2011

Seja bem vindos,Bom Dia!!

Sintomas de Problema Renal!!!




O número de pessoas que sofrem de doenças renais é muito grande, e a


 Sociedade Brasileira de Nefrologia apresenta números indicativos de que a cada ano 21 mil brasileiros precisam iniciar tratamento de hemodiálise e diálise peritoneal. Apenas 2.700 deles conseguem realizar o transplante de rim. Patologias como a diabetes e a pressão alta, quando não tratadas de maneira correta, podem levar à falência total do funcionamento renal.
Insuficiência Renal Aguda

Quadro no qual os rins podem parar de funcionar de maneira rápida, porém temporária. Rápida porque a função renal é perdida em algumas horas e temporária porque os rins podem voltar a funcionar após algumas semanas. A esta situação os médicos chamam de insuficiência renal aguda. Em muitas vezes, os pacientes necessitam de manutenção com tratamento por diálise até que os rins voltem a funcionar.

Insuficiência Renal Crônica

É a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais ou a não reversão da Insuficiência Renal Aguda. Por ser lenta e progressiva, esta perda resulta em processos adaptativos, os quais, até certo ponto, mantêm o paciente sem sintomas da doença.

Até que tenha perdido cerca de 50% de sua função renal, os pacientes permanecem quase que sem sintomas. A partir daí podem aparecer sinais. Inicialmente são insidiosos e quase sempre passam despercebidos pelos doentes.

Sinais e Sintomas de Disfunção Renal

São muitos os sintomas, mas alguns aparecem com mais freqüência: o edema dos segmentos periféricos, o edema facial, o cansaço físico, a falta de ar, a hipertensão arterial, a diminuição do fluxo urinário, a alteração de sua coloração.

A hipertensão arterial (pressão alta), além de manifestação da Insuficiência Renal, é uma importante causa. Submetidas a um regime de pressão maior, as arteríolas renais vão sofrendo hialinização, prejudicando a função de filtração do sangue nos glomérulos renais. O controle correto da pressão arterial é uma atitude das mais relevantes na prevenção da insuficiência renal e da necessidade de se fazer diálise.

O diabetes é outra das mais importantes causas de falência dos rins, com um número crescente de casos. Após cerca de 15 anos de diabetes, alguns pacientes começam a ter problemas renais. As primeiras manifestações são a perda de proteínas na urina (proteinúria), o aparecimento de pressão arterial alta e, mais tarde, o aumento da uréia e da creatinina do sangue.

Causa muito freqüente de insuficiência renal é a glomerulonefrite crônica ("nefrite crônica"). Ela resulta de uma inflamação crônica dos rins, seja por repetidos episódios de infecção urinária, seja por doença imunológica. Depois de algum tempo, se a inflamação não é curada ou controlada, pode o quadro evoluir para a perda completa das funções dos rins. Outras causas de insuficiência renal são: rins policísticos (grandes e numerosos cistos crescem nos rins, destruindo-os) e as doenças congênitas (de nascença).