sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Simples “tortillas” mexicanas
É muito comum os mexicanos usarem-as continuamente, nos famosos “tacos”, “quesadillas”, “enchiladas” y outros..
Se você já se perguntou o por que deles usarem tanto as “tortillas”, a melhor resposta é experimentá-las..
Os ingredientes para 12 “tortillas”:.
2 xícaras de farinha de milho (ou de trigo caso você não consiga).
½ xícara de água.
Modo de preparo: .
Dentro de uma bacia colocar a farinha e agregar pouco-a-pouco a água até formar uma masa bem flexível para enrolá-la em forma de bola. Um dos segredos é amassá-las muito bem, pois é o que irá permitir que a “tortilla” cresça e fique bem cozida. Deixe pousar por uns 10 minutos a temperatura ambiente..
Fazer 12 bolinhas e deixá-las pousar cobertas por um paninho uns outros 5 minutos..
Colocar farinha na mesa de trabalho e aplanar cada bola até que fiquem bem finas, com um máximo de três milímetros de grossura. Se precisar adicione farinha. Um truque para que esta parte seja mais simples é colocar a bolinha entre dois plásticos e depois aplaná-la; deste jeito será mais fácil pegar a masa pois quando ficam finas podem-se quebrar facilmente..
Esquentar uma frigideira sem margarina nem óleo ou qualquer outra coisa. Colocar as “tortillas” por um minuto de um lado, e virá-lo do outro. Quando ela começar a ficar inchada você pode virá-la novamente. Continue cozinhando-a por um minuto ou dois. É muito importante que a consistência da “tortilla” seja flexível, pelo qual é melhor não dora-la nem torrá-la..
Guarde-as em um pano para que o calor se mantenha. É melhor servi-las quentes..
Conselho:.
Não coloque sal na masa já que depois você irá comê-la com outros alimentos que geralmente são salgados (queijo, carne, molhos, etc.).
Receita de vinagreta de coentro e limão
Ingredientes:.
.
1 xícara de coentro.
½ xícara de óleo de oliva extra virgem.
¼ xícara de suco de limão.
¼ xícara de suco de laranja.
½ colherzinha de sal.
½ colherzinha de pimenta.
uma pisca de alho picado.
Modo de preparo:.
Coloque o coentro, o óleo de oliva, o suco de limão, o suco de laranja, o sal, a pimenta e o alho em um liquidificado. Liquidifique até que a mistura fique suave e já estará pronta para usar.
Tempero picante para comida mexicana
Um tempero simples de se preparar que dará o sabor verdadeiramente mexicano às suas comidas. Experimente e tenha sempre por perto na sua cozinha..
Ingredientes:.
1 colher de chile em pó
¼ colherinha de gengibre em pó
¼ colherinha de cebola em pó
¼ colherinha de sementes de pimentão vermelho em pó
¼ colherinha de orégano seco
½ colherinha de paprica
1 ½ colherinha de cominho
1 colherinha de sal
1 colherinha de pimenta-do-reino moída.
Modo de preparo:.
Numa tigela pequena combine todos os ingredientes. Você poderá guardar este tempero num pote fechado para usá-lo nas suas comidas..
Este é um tempero picante usado especialmente para a carne dos tacos. Coloque 3 colherinhas a cada 500 gramas de carne moída. Mas é claro que você pode usar este tempero em diferentes receitas com carnes, sabendo que ela ficará picante.
Tempero italiano feito em casa
Ideal para temperar massas, ou também para as deliciosas pizzas italianas. Outros usos é no molho de tomate italiano, nas carnes marinadas, nos sanduíches de alfavaca e tomate ou também para colocar sobre o queijo parmesão no pão francês..
Ingredientes:.
3 colheres de alfavaca seca
3 colheres de orégano seco
3 colheres de salsinha seca
1 colherinha de alecrim seco
1 colherinha de tomilho seco
¼ colherinha de pimenta do reino.
Opcionais:.
1 colherinha de alho em pó
1 colherinha de cebola em pó
¼ colherinha de pimentão.
Modo de preparo: .
Misture todos os ingredientes e processe-os num moinho de cozinha ou num morteiro. Outra opção é colocar tudo numa tigela e esmagar com a parte de trás de uma colher..
Conserve dentro de um pote hermético até usar.
Ferrero Rocher caseiro
Ingredientes:.
100 g de biscoitos wafer de avelã, esmagado
150 g de avelãs
200 g de Nutella
250 chocolate escuro (chocolate ao leite).
Modo de Preparo:.
Comece ligando o forno. Deve ser preaquecido em 180ºC..
Separe uma assadeira e espalhe sobre ela as avelãs. Leve-as para tostar no forno por cerca de dez minutos. Quando comecem a liberar seu aroma característico estarão no ponto..
Tire do forno, e deixe que as avelãs esfriem. Em seguida, esfregue-as com um pano de prato, afim de retirar a pele. Quando estiverem sem as peles, pique-as bem..
Separe os biscoitos wafer já esmagados e misture com as avelãs picadas. Adicione a Nutella e misture todos os ingredientes com as mãos, até que estejam muito bem mesclados..
Na sequência, com uma colher de chá separe as pequenas bolas. Com esta quantidade de ingredientes deverá conseguir entre 30 e 40 bolas, dependendo do tamanho..
Deverá enrolar cada uma das bolas para dar o formato de bombom, e se a massa não estiver firme o suficiente para que consiga enrolar, deixe-a descansar por cerca de meia hora na geladeira..
Depois que conseguir fazer todas as pequenas esferas de chocolate, leve-as ao frio. Deixe descansar na geladeira por cerca de 45 minutos..
Depois disso, derreta o chocolate ao leite (faça-o em banho-maria) e deixe esfriar..
Mergulhe cada uma das bolas no chocolate derretido, até que estejam bem cobertas, e está pronto!.
Se estiver muito calor, guarde os seus Ferreros Rocher na geladeira, se não, pode deixá-los em temperatura ambiente.
Supli Italiano
Normalmente, o Supli é confundido com o Arancini, outro bolinho muito popular na culinária italiana. Mas na prática, são diferentes. Primeiro o Supli nasceu em Roma, e o Arancini na região da Sicília..
Parecido com outro não, nunca comerá somente um supli . Sempre se se prova mais um..
Ingredientes:.
Molho Ragu_.
•450 gramas de carne moída
•4 xícaras de molho de tomate
•1/2 tubo de pasta de tomate (60 gramas)
•1 cenoura grande (½ xícara) picada
•1 talo de aipo (½ xícara) picado
•1/2 cebola branca (½ xícara) picado
•¼ de xícara de vinho tinto
•½ colher de sopa de molho inglês (opcional)
•½ colher de sopa de sálvia fresca
•½ colher de sopa de alecrim fresco
•Azeite extra virgem
•Sal e pimenta à gosto
Modo de Preparo:.
Prepare o Ragu na noite anterior ao dia em que irá fazer o supli, para que os sabores dos ingredientes se integrem bem no decorrer da noite. Deixe-o na geladeira, bem tampado..
Derrame um fio generoso de azeite de oliva numa panela grande, e leve para aquecer. Acrescente a cebola, a cenoura e o o aipo, e deixe refogando até que atinjam uma coloração marrom..
Na sequência acrescente o molho de soja, a sálvia e o alecrim, e deixe refogar por mais 2 minutos..
Adicione a carne moída, espalhando-a por todo o fundo da panela. Deixe refogando em fogo médio alto até que todo o líquido tenha evaporado, por 10 minutos mais ou menos. Tempere com a pimenta e o sal..
Coloque o vinho, e deixe ferver até que evapore totalmente. Acrescente a pasta de tomate, o molho de tomate, mescle bem, tampe, e deixe cozinhar por 1 hora em fogo baixo..
Para preparar o Supli.
Ingredientes:.
•175 gr de arroz
•250 gr ragu (carne e tomate)
•1 ovo grande
•50 gr em cubos de queijo mussarela
•50 gr de queijo parmesão finamente ralado
•2 colheres de sopa de manteiga sem sal, separadas
•2 xícaras (500 ml) de caldo de carne
•Bastante farinha e pão ralado para cobrir (eu usei pão italiano)
•Azeite extra-virgem para o arroz, e para fritar
•Sal à gosto
Modo de Preparo:.
Leve 1 colher de sopa de azeite para aquecer em fogo médio junto co uma colher de manteiga. Espere a manteiga derreter, e em seguida coloque o arroz, deixando-o fritar por cerca de 2 minutos..
Adicione o caldo de carne quente, em quantidade suficiente para cobrir os grãos, e deixe ferver até que fique quase que totalmente evaporado. Coloque mais um pouco de caldo, espere que evapore novamente, e vá repetindo o processo até que não tenha mais caldo de carne..
O arroz deve estar cozido al dente. Tempere com o sal, coloque o que sobrou da manteiga, o Ragú e o parmesão. Mexa até obter uma mistura cremosa. Desligue e espere que esfrie em temperatura ambiente..
Separe uma pequena quantidade de arroz, e comece a moldar o bolinho, pressionando com bastante firmeza. No meio, coloque um cubo de mozzarela, e feche, dando um formato alongado oval..
Quebre o ovo. Passe a cada um dos supli pela farinha de rosca, em seguida pelo ovo, e depois pelo pão ralado..
Coloque azeite numa panela grande, com cerca de 3 centímetros de altura do fundo da panela, espere que aqueça bem, e frite-os, até que fiquem dourados no dois lados. Deixe escorrer em papel toalha para retirar o excesso de óleo, e pronto.
Lasanha aos quatro queijos
Ingredientes:.
•500 g de massa para lasanha
•1 ½ xícara de leite
•80 g de manteiga
•4 colheres de chá de farinha de trigo
•Raladura de noz moscada
•Pimenta branca a gosto
•50 g de queijo parmesão ralado
•100 g de queijo gorgonzola
•100 g de queijo provolone
•100 g de mussarela
•Orégano
Modo de preparo:.
Em primeiro lugar, unte com manteiga uma fôrma de aproximadamente 30 x 25 cm e reserve..
Para preparar o molho bechamel, derreta 50 g de manteiga numa panela. Acrescente a farinha de trigo e mexa a preparação até que não fiquem grumos e seja uma mistura homogênea. A seguir, adicione o leite e mexa, sempre a fogo lento. Uma vez que a preparação tiver fervido, acrescente a raladura de noz moscada e a pimenta branca e misture até ficar um creme espesso..
À continuação, você deverá montar a lasanha. Para isso, coloque uma camada de massa na fôrma e verta um terço do molho bechamel. Acrescente lâminas de queijo gorgonzola e coloque a segunda camada de massa por cima. Verta a metade do molho bechamel restante e polvilhe queijo parmesão sobre ele. Logo, coloque a terceira camada de massa e o que sobrou do creme. Adicione o queijo provolone em lâminas e disponha a quarta e última camada de massa para lasanha..
Para finalizar, polvilhe com queijo mussarela ralado e orégano a gosto. Introduza no forno preaquecido e cozinhe a 180ºC durante 30 minutos..
Sua lasanha de quatro queijos está pronta! Você poderá fazer variações da receita com outros tipos de queijo e, inclusive, utilizar mais de 4. Também pode-se incluir ou substituir o creme bechamel por um molho à bolonhesa. Enfim, prepare-a a seu gosto e deleite-se com essa maravilha da
Receita de rolinho filipino de banana
Ingredientes:.
•2 bananas (cada uma cortada em 8 peças ao longo)
•16 massas quadradas (do tipo usado para pasteis)
•2 a 3 xícaras de azeite de coco (para fritar, pode trocar por azeite de canola)
•Açúcar
•Água
Modo de preparo:.
Descasque as bananas, corte-as ao meio e depois corte cada metade em 4 partes longas. Deixe-as reservadas num pratinho do lado..
Abra a massa quadrada sobre a mesa, se for preciso, coloque bem pouquinho de farinha de trigo sobre a mesa antes de colocar a massa. Pegue um pedacinho de banana e coloque-o sobre a massa, na parte de baixo, bem como mostram as fotos..
Polvilhe um pouco de açúcar por cima da banana, a quantidade que desejar. Agora embrulhe a banana com a massa bem como é mostrado nas fotos no final do artigo. Antes de chegar no final da massa, coloque um pouquinho de água na parte de dentro da massa para que ela cole bem e o rolinho não fique abrindo..
Para cozinhar os rolinhos filipinos de banana, esquente bem o azeite de coco e depois coloque os rolinhos dentro e frite-os por 3 a 5 minutos até que fiquem bem dourados. Retire da frigideira e coloque num prato com guardanapos de papel para escoar o azeite.
Francesinha com fio dourado
Assinar:
Postagens (Atom)