terça-feira, 2 de agosto de 2011

Brasileiro criou o projeto Antlers WiFi, uma exposição inteira composta de animações formadas por imagens GIF

Clique nas imagens.









O artista Rick Silva, 28 anos, conseguiu levar o GIF - sigla para Graphics Interchange Format - ao nível da arte e a importantes espaços de exposição como o Whitney Museum of American Art, em Nova York. Seus trabalhos também foram mostrados na Alemanha, Japão, Reino Unido, Espanha Brasileiro que mora no Canadá há cerca de 20 anos, Silva criou o projeto Antlers WiFi, uma exposição inteira composta de animações formadas por imagens GIF compactadas em uma só. Como contou ao Terra, a inspiração vem do lugar em que vive.
Ele mora atualmente em Calgary, no Canadá, onde já foi professor-visitante da Universidade Georgia-Athens e é professor da Faculdade de Arte e Design de Alberta. Por seu trabalho, Silva é reconhecido como um dos pioneiros da New Media Art.
O processo de criação do artista incluiu o ambiente no qual ele está inserido. "A inspiração vem das paisagens perto de onde eu moro e dos lugares para onde eu viajo", disse.
Na prática, ele precisou passear pelas florestas diversas vezes durante uma semana e gravar dezenas de vídeos e tirar fotos. "A partir dessa base de imagens, geralmente eu pego uma foto ou um still de vídeo e crio a animação em resposta à imagem", contou Rick.
Ele também explicou que, às vezes, a animação nasce naturalmente, mas que, em outras, o processo de criação pode durar dias. O resultado pode ser visto no site do próprio artista, Rick Silva.net.
Sobre a característica do GIF animado de repetir a mesma animação para sempre, ele acredita que é justamente isso que contextualiza o trabalho e torna a escolha por esse processo relevante. "Desse jeito, o formato imita um pouco o processo cíclico da natureza", brincou.

Frase do Dia!!!

 "Procuro sempre olhar para frente, esquecendo o passado e sonhando com o futuro."
(Fernando Lapolli)