Os gases intestinais podem ser constrangedores, apresentando-se de várias formas, como flatulência, inchaço, arroto, ou até mesmo um soluço.
Embora muita gente ache que gases intestinais seja algo normal, o excesso pode estar associado a vários tipos de problemas de saúde, como a úlcera.
Gases intestinais são formados no estômago e no intestino durante o processo de digestão e fermentação do alimento pelas bactérias, mas também pelo processo de deglutição do ar.
Todas as pessoas produzem gases intestinais, porém umas produzem mais que as outras. É normal soltar gases de 6 a 20 vezes por dia, mas excesso de gases pode indicar problemas de saúde, como a dispepsia, termo médico para indigestão. Algumas vezes as pessoas podem confundir sintomas de problemas mais sérios com gases ou indigestão, como ataque cardíaco.
Causas comuns de gases, inchaço e soluço:
- Engolir ar. Se o ar engolido não for solto de forma correta, ele pode passar pelo seu sistema digestivo e ser expelido pelo ânus na forma de flatulência. Engolir ar também pode causar soluços.
- Comidas e bebidas. A quantidade de gases causados por determinadas comidas e bebidas varia de pessoa para pessoa.
- Prisão de ventre. Pode causar inchaço, mas não significa aumento de gases.
- Medicamentos ou suplementos nutricionais. Tanto os medicamentos prescritos quanto os não prescritos e os suplementos nutricionais podem causar inchaço como efeito colateral.
- Mudanças nos níveis hormonais. É comum mulheres ficarem inchadas durante o período menstrual porque seus corpos retêm líquido.
Como se livrar dos problemas de gases intestinais
- Tome mais líquidos, especialmente água. Evite bebidas gasosas e alcoólicas.
- Evite comidas que causam gases intestinais, como feijão, brócolis, couve, repolho e trigo.
- Evite engolir ar e coma devagar, mastigando bem. Quando você mastiga rápido ou come com pressa, você aumenta as suas chances de engolir ar.
- Evite beber de canudinho.
- Não fume ou utilize produtos com tabaco.
- Se você usa dentadura procure seu dentista para verificar se ela está bem fixa.
- Fique calmo. Tensão e ansiedade podem te fazer engolir ar.
- Antiácidos permitem que os gases sejam expelidos na forma de arroto mais facilmente. Mesmo assim esses medicamentos não têm muito efeito quando os gases já estão no intestino.
- Enzimas alimentares, que quebram o açúcar de vegetais e grãos, podem ser adicionadas às comidas que causam gases intestinais.
- Mantenha um diário alimentar se você suspeita que os gases possam estar sendo causados por certas comidas, para ajudar a identificar quais causam gases intestinais.
- Converse com o seu médico ou um nutricionista sobre como manter uma dieta balanceada se você que eliminar permanentemente certas comidas e bebidas.
- Se você cozinha feijão, deixe-os de molho durante a noite e depois jogue fora a água e cozinhe os grãos em água limpa. Isso pode reduzir a quantidade de açúcar natural nos feijões depois do processo de resfriamento e ajuda a prevenir os gases intestinais e inchaço.
- Não coma demais. Refeições grandes podem causar inchaço. Tente comer seis pequenas refeições durante o dia ao invés de três grandes.
- Evite laxantes.
- Se você tem intolerância à lactose, suplementos de enzimas lactases podem ser tomados diariamente com outros produtos para ajudar na digestão da lactose.
- Menta e outras ervas que soltam o intestino podem ajudar a arrotar e diminuir inchaço após refeições grande.
- Se exercite com freqüência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário