sábado, 8 de janeiro de 2011

DICAS CULINARIAS!!!

Ao utilizar mais de um ovo, quebre, um a um, num prato e vá juntando à mistura. Um ovo estragado pode pôr o resto dos ingredientes a perder.
As claras batidas em neve ao serem unidas a outros ingredientes não devem ser batidas e sim misturadas levemente, com movimentos circulares.
Para que as omeletes não grudem, esfregue sal no fundo da frigideira.
Para evitar que os ovos fritos grudem, aqueça bem a frigideira antes de colocar o óleo. Se a frigideira for nova, ferva nela um pouco de vinagre antes de usar.
Tire a massa de tomate da lata e guarde num potinho ou copo de vidro.
Despeje por cima um pouco de óleo, para evitar que embolore. Conserve na geladeira ou freezer.
Prepare seus pratos mais rápidos. Descasque 250 g de alho, ponha no liqüidificador, cubra com óleo, passando o nível do alho dois dedos. Bata por cinco minutos, passe para um vidro com tampa e guarde na geladeira. Use colher de plástico ou de pau na hora de usá-lo.
Quando colocar água ou qualquer líquido fervente num vidro, coloque antes uma colher de metal ou molhe o vidro com água fria. Assim, a colher absorverá o calor, evitando que o vidro se quebre.
Para dar aos pratos gratinados uma superfície mais crocante, misture um pouco de farinha de rosca ao queijo ralado.
Para que um assado fique dourado, pincele com molho de soja antes de levar ao forno.
Para maior garantia ao comprar carne moída, não compre a que já estiver moída no balcão. Mande moer a carne na hora.
Os bifes douram mais depressa se você acrescentar ao óleo da fritura, uma pitada de açúcar.
O bife ficará mais macio se você acrescentar aos temperos um pouco de óleo.
Se preferir, em vez de deixar o feijão de molho na véspera, coloque-o de molho em água fervente, uma ou duas horas antes de começar a receita.
Se você preferir uma salada de repolho cru mais suave, jogue-o rapidamente numa água fervente e escorra.
Ao cozinhar beterrabas, junte um pouco de suco de limão e açúcar para conservar a cor. Esta água deve ser aproveitada no de sopas, pois é rica em sais minerais e vitaminas.
Para que a carne assada fique dourada, junte na hora de ir ao fogo ou forno um pouco de açúcar. Se a carne para um guisado ou mesmo churrasco estiver um pouco dura, acrescente ao vinha-d´álhos algumas gotas de leite de mamão verde. Fica macia e gostosa.
Lave o arroz, deixe secar e refogue. Coloque água fervente e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogo, enrole a panela com folhas de jornal e em seguida amarre com uma toalha. Deixe a panela assim durante quinze minutos. Ao abrir, o arroz estará cozido e quente.
Se você esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de água e jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar.
Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela ainda quente e com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparece. Tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou.
O feijão ficará mais macio se você colocar algumas gotas de azeite enquanto ele estiver cozinhando.
Coloque o feijão de molho, na véspera, e adicione uma colherinha de fermento em pó. Ele ficará mais macio.
A salsa poderá ser conservada sempre verde e fresca por até três semanas. Para isso, lave, escorra bem, coloque num vidro com tampa e guarde na geladeira.
Não compre carne em açougues não muito confiáveis. Procure ser cliente de um estabelecimento bom, limpo e onde o açougueiro não seja apenas um cortador de carne, mas um profissional competente. Alguém que saiba cortar a carne, confirme as especificações exigidas e que, na falta daquela que você procura, possa orientá-la, com segurança, sobre outro tipo que possa substituí-la, sem problemas. Comprando de um fornecedor idôneo, você se poupará de receber desagradáveis contra-pesos, que nada têm a ver com o que está sendo pago.
A chamada carne de primeira é retirada de uma parte do animal que é menos exercitada, assim como a de segunda, mais rija, provém das mais exercitadas, tendo uma textura mais desenvolvida; mais forte, portanto, a menos delicada.
Ao comprar qualquer um dos tipos, observe se ela está firme e brilhante, com aspecto saudável e levemente úmida. Se tiver gordura, esta deverá ser clara e firme, também.
Para assar: rosbife, bisteca com osso, miolo de alcatra, picanha, maminha, coxão duro ou mole, lagarto, patinho e ponta-de-costela.
Para refogar: cupim, acém, bisteca, patinho, fraldinha, capa de filé e filé de costela.
Para ensopar: além dos que servem para refogar, entram rabo, tutano, ponta de agulha, aba de filé, peito e carne moída.
Para fritar: contrafilé, patinho, coxão mole, alcatra e filé mignon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário