Google+ Followers

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Brioche

Ingredientes 160 ml de leite 1½ colher (chá) de fermento biológico seco 5 gemas em temperatura ambiente, ligeiramente batidas 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360 g) 2 colheres (sopa) de açúcar 150 g de manteiga cortada em cubinhos amolecida 1 ovo ligeiramente batido para pincelar Modo de Preparo Aqueça o leite até ficar morno. Em uma tigela, misture metade do leite e o fermento e dissolva. Deixe em um lugar morno por 10 minutos até começar a formar bolhas. Em outra tigela, misture o leite restante com as gemas batidas. Na batedeira, com a pá própria para massas, junte a farinha, o açúcar e uma pitada de sal e bata somente para misturar. Abra um buraco no meio e junte o fermento e a mistura de gemas. Bata em velocidade média por 4 a 5 minutos ou até formar uma massa macia. Enquanto for batendo, acrescente 1/3 de manteiga de cada vez e bata por mais 8 minutos ou até a massa ficar elástica e desgrudar das bordas da tigela. Transfira a massa para uma tigela untada com manteiga, cubra e deixe crescer por 1 hora e 30 minutos a 2 horas, ou até dobrar de volume. Abaixe a massa com a mão fechada e coloque sobre uma superfície polvilhada, formando um rolo que caiba em uma fôrma de bolo inglês de 11 x 24 cm, untada com manteiga e forrada com papel-manteiga. Cubra com um pano e deixe crescer por mais 30 minutos a 1 hora (passo). Preaqueça o forno a 180°C (moderado) e pincele a superfície da massa com o ovo batido. Peneire açúcar por cima e leve para assar por 30 minutos ou até crescer e dourar. Retire do forno e deixe amornar. Desenforme sobre uma assadeira e deixe esfriar um pouco.

Arroz de forno com presunto cozido, espinafre e mussarela

Ingredientes 300 g de espinafre congelado, picado e espremido 2 ½ xícaras (chá) de arroz branco cozido 2/3 de xícara (chá) de leite 2 ovos 1 xícara (chá) de mussarela ralada grossa 1 colher (sopa) de azeite 1 cebola picada 2 dentes de alho 150 g de presunto cozido fatiado fino, rasgado com as mãos Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto Modo de Preparo Preaqueça o forno a 180°C (moderado). Em uma tigela grande, misture o espinafre, o arroz, o leite, os ovos, ¾ de xícara da mussarela, sal e pimenta. Reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, mexendo com uma espátula até que comecem a dourar. Junte o presunto e cozinhe por 2 minutos. Retire do fogo e misture ao espinafre. Coloque o arroz em uma tigela refratária média e polvilhe a mussarela restante sobre a superfície. Leve ao forno por 25 a 30 minutos ou até a mussarela derreter e o arroz começar a dourar. Retire do forno e sirva quente.

BATATA "FRITA" DE MICROONDAS

ingredientes Batata (e sal se quiser) Microondas Tigela e papel toalha modo de preparo Descasacar a batata, fatia-la em rodelas bem finas, colocar em um prato com papel toalha e aí é só colocar no microondas por + ou - 3 minutos. Pode por sal, queijo ou condimentos a gosto. Fica idêntica a bata frita no óleo só que muuuito mais saúdavel e mais rápido de fazer, conservando todas as vitaminas da batata.

Marcadores