Google+ Followers

domingo, 26 de agosto de 2012

Sardinhas Grelhadas á Moda Portuguesa

São muitos modos de preparo. “O peixe vem congelado (-10°C) e deve ficar na geladeira de um dia para o outro para descongelar. Depois deve limpar as escamas (do rabo para a cabeça), tirar as vísceras, e lavar com água. Tempere com sal e alecrim, deixe descansar por uns minutinhos e depois ponha para grelhar”, explica o chef.

Sardinhas assadas do Antiquarius

Ingredientes: 6 sardinhas portuguesas Sal grosso a gosto 2 batatas cozidas 1 pimentão vermelho Modo de preparo: Descasque e cozinhe as batatas em água e sal. Asse o pimentão e corte-o em tiras. Limpe as sardinhas tirando suas escamas. Cubra as sardinhas com sal grosso. Asse por 5 minutos em forno alto. Perfile as sardinhas em um prato longo. Disponha as batatas no prato. Coloque as tiras de pimentão sobre as batatas.

Quitutes de 'Gabriela': receitas inspiradas na novela

Para os bolinhos: Ingredientes: 300g de feijão fradinho 1 colher de café de alho 1 colher de sopa de cebola 7 camarões médios (ou 60g de camarão pequeno) Modo de preparo: Coloque o feijão fradinho de molho em água fria por 4 horas. Quando o feijão começar a inchar, lave-o com água fria até soltar toda a casca. Moer o feijão sem casca (em processador) até formar uma massa branca espessa. Bater com o alho e cebola triturados. Moldar com a colher para fritar. Fritar com azeite de dendê. Para fazer os camarões, Limpe e tempere com sal. Frite-os com azeite de dendê e reserve. Moqueca baiana feita com cherne e camarão Para o vatapá: Ingredientes: 1 pão francês dormido e triturado ½ xícara de leite de coco 25g de castanha de caju 25g de amendoim 25g de camarão seco ½ cebola picada Modo de preparo: Coloque o pão de molho com leite de coco. Triture a castanha e o amendoim, incluindo o camarão seco. Refogue com a cebola picada, coloque todos os ingredientes na panela e mexa por, aproximadamente, 5 minutos ou até a mistura soltar do fundo da panela. Reserve. Espetinho de peixe Para o vinagrete: Ingredientes: ½ cebola ½ tomate ½ pimentão vermelho ½ pimentão amarelo Salsinha picada para salpicar 1 colher de vinagre Sal (a gosto) ½ xícara de água Um fio de azeite Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e sirva gelado. Montagem: Coloque os camarões, o vatapá e o vinagrete em ramequins em um prato e sirva com os bolinhos de acarajé. Bolinho de aipim com queijo
Ingredientes: 1 kg de aipim 1 ovo Sal (a gosto) 2 colheres (sopa) de salsa picada 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 150g de mussarela cortada em tirinhas 2 ovos batidos ligeiramente 1 xícara (chá) de farinha de rosca (ou 180g) Óleo para fritar Claude Troisgros ensina a fazer aipim com tucupi Modo de preparo: Descasque o aipim e corte em pedaços. Coloque na panela com água o suficiente para cobrir e cozinhe até ficar macio. Escorra e amasse, ou coloque no espremedor de batata. Misture bem com o ovo, o sal, a salsa e a farinha de trigo. Com as mãos untadas, faça bolinhas com 1 1/2 colher (sopa) da massa, colocando dentro uma tirinha da mussarela – molde pequenos bolinhos alongados como quibes. Passe cada um deles nos ovos batidos e depois na farinha de rosca. Frite aos poucos, em óleo quente, até que dourem por igual. Escorra em papel-toalha e sirva quentinho! Fritada de siri
Ingredientes: 500g de carne se siri Suco de 1 limão Sal (a gosto) 1 cebola 1 dente de alho 1 maço de coentro 1/2 xícara de massa de tomate 1 xícara de leite de coco 4 ovos 1 colher (sopa) de farinha de trigo Pimenta-do-reino (a gosto) Bolinhos de siri do chef Chuck Hughes Modo de preparo: Tempere a carne do siri com o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino, e reserve. No liquidificador, bata a cebola, o alho, o coentro, meia xícara de massa de tomate e o leite de coco. Despeje a mistura em uma panela e leve ao fogo. Deixe levantar uma fervura e junte a carne de siri já temperada. Abaixe o fogo e cozinhe mexendo de vez em quando até secar o caldo. Em seguida, coloque ssa mistura numa forma. À parte, bata a clara em ponto de neve, acrescente a gema e bata bem. Inclua a farinha de trigo e misture. Espalhe sobre o siri na forma e leve ao forno quente até dourar.

Marcadores